COM GOL DE MBAPPÉ, FRANÇA ELIMINA PERU E SE CLASSIFICA

    A França venceu o Peru por 1 x 0, nesta quinta-feira, em Ecaterimburgo, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo. Ainda sem mostrar um grande futebol, os franceses garantiram sua vaga nas oitavas de final do mundial com uma rodada de antecedência. Já para a equipe peruana, o resultado castigou um time que se esforçou muito, mas mostrou nervosismo e, mais uma vez, não conseguiu fazer o seu primeiro gol no mundial.
    A estrela do jogo foi o jovem Mbappé, que marcou aos 33′ da etapa inicial e ainda mostrou oportunismo no ataque. Já o atacante peruano Guerrero teve participação discreta e ainda perdeu a bola para Pogba no início do lance do gol. Os outros jogadores conhecidos do público brasileiro, Cueva e Trauco, apareceram pouco na partida e não conseguiram evitar a eliminação do Peru na Copa do Mundo 2018.

1º TEMPO
    Logo no começo da primeira etapa a França impôs sua força e colocou pressão na seleção do Peru. Taticamente o ataque vinha com Mbappé aberto pela direita, Griezmann e Giroud no centro e, pelo lado esquerdo, Matuidi, com apoio do lateral Hernández. Com essa formação, em 15 minutos os Bleus criaram três chances ótimas, a primeira em chute de Pogba, a segunda no cabeceio de Varane e a terceira em finalização de Griezmann que teve boa defesa de Gallesse.
    Gallese pega chute de francês Griezmann (Divulgação/Twitter Oficial Seleção Francesa)
Após suportar a essa pressão inicial, o Peru melhorou e, com mais posse de bola, equilibrou a partida e ainda criou suas possibilidades. Os jogadores Incas estavam, porém, visivelmente nervosos e não conseguiam penetrar na defesa francesa. O atacante Guerrero, nesse momento o melhor peruano em campo, fazia o trabalho de pivô e, aos 31 minutos, conseguiu finalizar com perigo para boa defesa de Lloris. O risco desse avanço é que permitiu que os velozes atacantes europeus explorassem os contra-ataques. Em um dos contragolpes, aos 33′, Giroud recebeu na área, chutou de esquerda, mas bola desviou em Rodríguez, encobrindo o goleiro Gallese e sobrou livre para Mbappé apenas tocar para o gol vazio, abrindo o marcador.
    Mbappé abre o placar contra o Peru pela 2ª rodada do grupo C da Copa do Mundo da Rússia (Divulgação/Twitter Oficial Seleção Francesa)
Como a vantagem no placar, a França estrategicamente se fechou na defesa obrigando o Peru, que precisava de pelo menos um empate, a se arriscar em busca do empate. O time francês ficou ainda mais perigoso nos contragolpes. Não fossem as intervenções importantes no goleiro Gallese, os Galos teriam ampliado o marcador na primeira etapa.

2º TEMPO
No segundo tempo a França se acomodou com a vantagem mínima e recuou ainda mais, dando oportunidade ao Peru de aumentar a intensidade no ataque. A deficiência na criação do meio-campo, porém, limitou a ação da equipe peruana que encontrou dificuldades em construir as oportunidades. Desordenados e enfrentando uma defesa sólida, Los Incas quase só tentavam as jogadas de cruzamento pela lateral do campo.
    As melhores oportunidades, no entanto, vieram de chutes de longa distância, principalmente em jogadas iniciadas pelas laterais e que depois fechavam pelo meio e, assim, se abria a possibilidade de concluir de longa distância. Em dois lances a bola quase entrou no gol francês. Na principal delas Aquino recebeu no meio passe de Farfán e chutou de primeira. A bola fez uma curva e raspou na trave Lloris – que completou nesta partida o centésimo jogo dele pela seleção francesa -.
 Lloris completa 100 jogos com a camisa da Seleção Francesa (Divulgação/Twitter Oficial Seleção Francesa)
    Com o passar do tempo o nervosismo foi aumentando na equipe peruana que passou a ter cada vez mais dificuldades para criar e concluir as jogadas. O técnico francês Didier Deschamps tirou suas estrelas Mbappé e Griezmann e reforçou o sistema defensivo para garantir o resultado de vantagem mínima. Diante de um rival nervoso, a equipe francesa passou a usar a catimba e, quando possível, tocar a bola lateralmente para que o tempo passasse. Final de jogo alegria francesa pelo dever cumprido e choro dos jogadores peruanos pela decepção.
Peruanos aplaudem apoio da torcida após eliminação (Reprodução/Twitter Oficial Seleção Peruana/Getty Images)

E AGORA?
    Com o resultado a França se mantém como líder da chave, com seis pontos, e finaliza sua presença na fase de grupos contra a vice-líder Dinamarca, na próxima terça-feira (26), às 11h (Brasília), no estádio Lujniki, e o vencedor garante a primeira posição do grupo C. A Austrália encara o Peru pela outra partida do grupo precisando vencer e torcer pela derrota da seleção dinamarquesa para conseguir a classificação. Aos andinos, que esperaram 36 anos para voltar a disputar um mundial, só resta a busca pelo primeiro gol, o que daria um fim honroso a aventura na Rússia.

Texto publicado também no site: http://www.futebolnaveia.com.br/wp/franca-vence-se-classifica-e-elimina-peru-da-copa-do-mundo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peru e Dinamarca estreiam em clima de decisão.

Que venha a Chape.

Mais um passeio em verde e branco.

A incrível história de Fernando Prass.

Valeu pelos três pontos.