Começa o Campeonato Paulista 2018!

Fonte: wikipedia
   Após um longo recesso, começa hoje mais um Campeonato Paulista. Esse torneio que tem tradição e história promete ser um bom 'aquecimento' para um ano de grandes torneios interclubes e Copa do Mundo. O regulamento é o mesmo do ano passado com 16 clubes divididos em 4 grupos. Na primeira fase, os times enfrentam apenas as equipes dos outros grupos. Os dois melhores classificados de cada grupo passam a fase de mata-mata. A unica novidade é a permissão para utilizar indiscriminadamente os jogadores jovens das categorias de base, além dos 25 atletas que cada clube pode inscrever na competição. Essa alteração atende a um pedido dos quatro grandes clubes que disputam outras competições simultaneamente e querem utilizar o Paulistão para aproveitar melhor suas categorias de base.
    Veja abaixo os clubes e estádios que protagonizarão o Paulistão 2018.

Fonte: wikipedia
    Nesta primeira rodada que começa hoje e termina amanhã o jogo de maior destaque é entre Corinthians e Ponte, que reeditam o confronto que foi a final do ano passado - na imagem no topo da matéria. O Timão perdeu alguns jogadores importantes da equipe vencedora de 2017. Saíram o zagueiro Pablo, o lateral Guilherme Arana e Jô, que foi o artilheiro da equipe. Será uma oportunidade para Pedro Henrique, Guilherme Romão e o inglês/turco Kazim mostrarem que também tem qualidade para vestir a camisa do alvinegro. Já a Ponte, rebaixada no Brasileirão do ano passado, precisou reformular seu elenco, mas manteve o técnico Eduardo Baptista que deve apostar nos jovens oriundos das categorias de base.
    Tanto São Paulo como Santos  perderam os dois principais jogadores que tinham no elenco (Prato e Hernanes pelo Tricolor e Lucas Lima e Ricardo Oliveira pelo Peixe) mas contam com bons treinadores para ter um desempenho melhor em 2018. No caso do Tricolor, o longo jejum que permanece desde 2005 e a ausência na copa Libertadores aumentam a pressão pela conquista do título.
    O Palmeiras mais uma vez é o 'primo rico' do campeonato. Grandes investimentos foram feitos especialmente na criação e na defesa do time - que foram os pontos negativos da temporada passada. Os meias Lucas Lima e Gustavo Scarpa, os laterais Diogo Barbosa e Marcos Rocha, o  goleiro Weverton e o zagueiro Emerson Santos vieram para ampliar ainda mais o repertório do elenco dirigido pelo treinador Roger Machado - que também foi contratado para 2018. A expectativa do torcedor palestrino é que o investimento desta vez reverta em conquistas expressivas.
    Nas demais equipes a esperança é repetir a façanha recente de Ituano em 2014 e do São Caetano em 2004. A fórmula é a mesma dos últimos anos, ou seja, a mescla entre veteranos com experiência em clubes da série A e os jovens - que tem no torneio a esperança de chamar a atenção de um dos grandes clubes do país. Estes serão os jogos da primeira rodada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peru e Dinamarca estreiam em clima de decisão.

Que venha a Chape.

Vai começar a grande festa do futebol mundial!

Mais um passeio em verde e branco.

A incrível história de Fernando Prass.